terça-feira, 28 de junho de 2011

TECNOLOGIA

Quais meios tecnológicos foram utilizados nas propagandas da feira livre de Coité?


O comércio de produtos e serviços remonta ao início da história do homem, mesmo antes da criação do dinheiro, como atualmente é conhecido. Naquela época o Comércio de Trocas ou escambo, era o modelo que era utilizado. Apesar de ter decorrido bastante tempo, o objetivo subjacente a toda transação comercial continua o mesmo, ou seja, dar algo que se tem em abundância em troca de algo que se quer e/ou precisa. Com o passar dos tempos, os processos comerciais foram se transformando e acompanharam os avanços da tecnologia e a rapidez na alteração das necessidades de consumo. Os meios de comunicação avançaram. Os correios, o telégrafo e o telefone foram, e ainda o são, grandes agentes do comércio regional, nacional e internacional. As distâncias foram encurtadas de forma que não se precisava mais apertar a mão do outro para se fechar um negócio, bastava discar, pressionar uma tecla ou colar um selo.  Sobretudo, com os feirantes de Conceição do Coité não são tão diferente, eles utilizam meios cada vez mais criativos para persuadir o interlocutor a comprar, estes mexem com os sentimentos, pois vem de encontro com as aspirações, com o mundo de regalias almejado.
Segundo alguns feirantes, uma propaganda bem formulada, ou uma barraca bem organizada, ajuda e motiva as pessoas a comprarem até mesmo o que não tinha necessidade e nem intenção, isso acontece na maioria das vezes. 
Para Oliveira (1993), a feira livre é gera grandes tecnologias e essas tecnologias são o único modo de elevar-se na concorrência dessa natureza de capitalismo selvagem.   Em Conceição do coité, as técnicas e ferramentas de marketing utilizadas pelos feirantes para atrair seus clientes são de altas tecnologias, a exemplo da TV cultura do sertão, jornal o sertão, propagandas na radio sisal etc, que procuram levar ao um público alvo regional, informações sobre a feira, os feirantes e seus produtos.  Também se utilizam da tecnologia de eletrônicas, a exemplos: os  leitores de cartões de créditos, sons de alta potência, microfones, etc; também o grande desenvolvimento da psicologia da cognição, a metodologia do improviso e a física da natureza e seus mistérios. E os clientes de uma moda capitalista no meio dessa modernidade usam todos os meios de tecnologias para encontrar suas necessidades e desejos, dentro dessa miscelânea de estilos, são tecnologias como os celulares, internet, tablets, ipad, etc, para trocarem informações sobre a feira livre, o que vende e o que vão fazer para se relacionar, para pesquisar, e fazer novas amizades, com a internet, olham os produtos que são ruins, recomendam os bons.
 Apesar dos feirantes possuírem atividades produtivas e comerciais múltiplas, existe na feira um objetivo compartilhado, que está relacionado à sua sobrevivência material. Portanto, a feira é um local onde a organização e participações sociais poderão ser estimuladas, além da disseminação de informações, intercâmbio e apoio técnico para as comunidades, visando melhoria dos processos produtivos, organizacionais e de gestão das inovações de pessoas criativas e dinâmicas que se utilizam dos meios próprios que eles têm no momento como ferramenta de trabalho e os melhores preços dos produtos.

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