terça-feira, 28 de junho de 2011

HISTÓRIA

Que elementos atraem consumidores de outros municípios tornando a maior feira da região?

A palavra feira deriva do latim feria, significando o dia santo, o feriado. Feiras livres são eventos periódicos, que ocorrem em espaços públicos, aonde homens e mulheres realizam trocas comerciais de mercadorias, com a finalidade de garantir suas condições materiais de vida. Feiras são organismos vivos: se transformam a todo o momento, acompanhando as contradições e os conflitos da sociedade. As feiras representam diversidade: cada lugar tem a sua própria feira, com uma identidade particular. Feiras são democráticas: se encontram, convivem, competem e cooperam na feira sujeitos sociais de todas as classes.
Para Figueiredo et al, (2003), o mercado relativo às feiras tem as seguintes características: mercado atomizado. A entrada e saída de feirantes não alteram os preços praticados; preços são fixados de acordo com os concorrentes; preço recebido pelo produtor é igual ao pago pelo consumidor; grande oscilação de preço entre o início e fim da feira; vendas feitas geralmente em dinheiro; volume comercializado pequeno; grande variedade de produtos. Os vínculos sociais nas relações comerciais são estreitos: há oportunidade para a proximidade, para a conversa e a negociação e a possibilidade de contato direto entre o produtor de um bem e seu consumidor final. São lugares de vivência, de agregação e de comunicação.  Contudo, não é diferente da feira livre de Conceição do Coité, que pelo seu franco progresso e pela posição geográfica era administrada por várias cidades mais desenvolvidas da época; dentre elas, a cidade de Feira de Santana – Ba, na qual, dominou o município de Coité por vinte e três anos.  Segundo relato de moradores coiteense, havia grupos de tropeiros que traziam mercadorias transportadas em cavalos e uma grande quantidade de animais: bovinos, eqüinos, muares e jumentos a fim de vender ou trocá-los. Todavia, a grande feira livre de Coité iniciou primordialmente junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, a feira semanal realizada às sextas-feiras, é o evento econômico-sócio-cultural mais importante da semana. Destacando-se como a maior da região sisaleira, ocupa uma extensão de mais de quinhentos metros nas principais artérias da cidade: Olavo Pinto, Praça do mercado, Floriano Peixoto, Miguel Pinto. O dia de sexta-feira em que acontece a feira contribuiu para constituir o centro de convergência das atividades comerciais das cidades circunvizinhas por ser a única da região, nesse dia.  Nela, encontra mais de 750 barracas cobertas com plásticos ao ar livre, oferecendo diversidades de produtos de bijuterias, confecções, calçados, brinquedos, vasilhas plásticas, alumínio, materiais agrícolas, aparelho de som, CD, DVD virgens e gravados, produtos alimentícios, em fim, uma variedade muito grande de produtos. Além dos boxes que se encontram abaixo do centro de abastecimento, e nela funcionar diversos tipos de lojas, mercadinhos e mine restaurante.  Também, encontram-se no meio da rua, barracas que vendem almoço, lanche e outros, facilitando para os que vêem de fora.  O mercado Municipal também abrange um grande número de mercados que facilita a vida dos consumidores regionais.
Segundo entrevistas feitas com vendedores, consumidores e taxistas que transporta os consumidores de outras regiões, as pessoas de outro município vêm comprar na feria livre de Coité por causa da diversidade de produtos que encontram na feira, preços baixos e facilidade de pagamento, pois, podem utilizar cheque e cartão de crédito em plena rua na compra de quaisquer mercadorias. Contudo, destacaram que Conceição do Coité localiza - se numa região central, facilitando o acesso a ela. As cidades circunvizinhas são: Retirolândia, Valente, São Domingos, Santaluz, Queimadas, Monte Santo, Riachão do Jaquipe, Pé de Serra, Nova Fátima, Inchú, Serrinha, Teofilândia, Araci, Barrocas, etc. Sobretudo, a feira livre de Coité, recebe consumidores de todas estas regiões ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário